Frase da filósofa russo-americana Ayn Rand (judia fugida da revolução russa, que
chegou aos Estados Unidos na metade da década de 1920), mostrando uma visão com
conhecimento de causa e sempre actual:

"QUANDO VOCE PERCEBER QUE, PARA PRODUZIR, PRECISA OBTER AUTORIZAÇÃO DE QUEM NÃO PRODUZ NADA;
QUANDO COMPROVAR QUE O DINHEIRO FLUI PARA QUEM NEGOCEIA NÃO COM BENS, MAS COM FAVORES;
QUANDO PERCEBER QUE MUITOS FICAM RICOS PELO SUBORNO E POR INFLUÊNCIA, MAIS QUE PELO TRABALHO, E QUE AS LEIS NÃO NOS PROTEGEM DELES, MAS, PELO CONTRÁRIO, SÃO ELES QUE ESTÃO PROTEGIDOS DE VOCE;
QUANDO PERCEBER QUE A CORRUPÇÃO É RECOMPENSADA, E A HONESTIDADE SE CONVERTE EM AUTO-SACRIFÍCIO;
ENTÃO PODERÁ AFIRMAR, SEM TEMOR DE ERRAR, QUE A SUA SOCIEDADE ESTÁ CONDENADA”.


tradutor / translation

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Niemeyer, ou o amor feito arte, que nem hino à mulher...


Faleceu o HOMEM, o génio, o lutador, o grito pelos mais desfavorecidos, mas vai sobreviver toda a sua história de vida, toda a sua entrega à luta dos mais deserdados da sorte.
Amigo de Portugal, afirmava...."...Brasil, é o prolongamento de Portugal!!"
É tão bom escutar estas palavras como eu escutei, calou fundo em meu coração.
Nascido em 15 de Dezembro de 1907, faleceu a 6 de Dezembro de 2012 com 104 anos, a apenas 15 dias de completar 105 anos.
Apelidado de Poeta das curvas, em homenagem ao corpo da mulher... que tanto admirava, ele se notabilizou por toda uma vasta obra, onde se pode contar com a cidade de Brasília, Catedral de Brasília, Casino Funchal e Hotel Pestana na cidade do Funchal, Ilha da Madeira, bem como também Centro cultural LE HAVRE na França, entre outros.
De sensibilidade extrema e refinada, ele se notabilizou por toda a sua obra ser de linhas curvas, pois assim entendia homenagear o corpo feminino que tanto o seduziu.
Toda a sensualidade escultural estava presente através do cimento e outros materiais, e basicamente de tons claros, como querendo abrir a alma, o espirito de quantos observam suas arquiteturas.
Galardoado ao longo de sua vida com diversos prémios mundiais, entre eles Pritzker em 1987, O príncipe das Astúrias das Artes e a Royal Gold Medal do Royal Institute of British Architects em 1998.
Mas o que mais me impressiona, é que sendo ele um génio, um homem sem qualquer problema de natureza financeira, nunca abandonou os mais pobres, sendo um feroz defensor de todos aqueles que por uma razão ou outra não tinham a sua dignidade defendida, e, para isso se filiou no Partido Comunista Brasileiro em 1945, sujeitando-se assim a opções de caracter social que no seu meio talvez lhe tenha trazido mais incómodos que louvores.

Homem de caracter, solidário, e amante do feminino como não podia deixar de ser, ele nos deixou, mas direi que homens destes têm a suprema condição de se tornarem imortais.... tal como Camões quinhentista nos deixou no seu Lusíadas....



        «E aqueles que por obras valorosas
             Se vão da lei da Morte libertando».
 
Oscar Niemeyer se superou na sua condição de humano, e para todo o sempre estará entre nós, como o Homem que nunca desistiu do amor, seja ele a forma que tiver.
Saudades tuas Oscar Niemeyer, um dia nos encontraremos.

1 comentário:

  1. Querido amigo,

    como sempre um otimo texto.

    realmente este ser humano que nos fara muita falta!
    como tu mesmo o disse ele superou as condições de humano; fez muito por este país e por outros também; muitos desconhecem sua história de ativista politico, filicado ao partido comunista; que ele pregava o comunismo real, de divisão, de igualdade; amigo pessoal de muitos politicos, entre eles Juscelino Kubitschek e apesar disto nunca se envolveu em nada ilicito, nunca teve seu nome ligado ou relacionado a qualquer falcatrua.

    Homem de bem e do bem, que realmente fará muita falta ao mundo.

    ResponderEliminar