Frase da filósofa russo-americana Ayn Rand (judia fugida da revolução russa, que
chegou aos Estados Unidos na metade da década de 1920), mostrando uma visão com
conhecimento de causa e sempre actual:

"QUANDO VOCE PERCEBER QUE, PARA PRODUZIR, PRECISA OBTER AUTORIZAÇÃO DE QUEM NÃO PRODUZ NADA;
QUANDO COMPROVAR QUE O DINHEIRO FLUI PARA QUEM NEGOCEIA NÃO COM BENS, MAS COM FAVORES;
QUANDO PERCEBER QUE MUITOS FICAM RICOS PELO SUBORNO E POR INFLUÊNCIA, MAIS QUE PELO TRABALHO, E QUE AS LEIS NÃO NOS PROTEGEM DELES, MAS, PELO CONTRÁRIO, SÃO ELES QUE ESTÃO PROTEGIDOS DE VOCE;
QUANDO PERCEBER QUE A CORRUPÇÃO É RECOMPENSADA, E A HONESTIDADE SE CONVERTE EM AUTO-SACRIFÍCIO;
ENTÃO PODERÁ AFIRMAR, SEM TEMOR DE ERRAR, QUE A SUA SOCIEDADE ESTÁ CONDENADA”.


tradutor / translation

domingo, 23 de dezembro de 2012

Este Natal, terei razões para estar feliz???!!!!


Natal, tempos de meditação e apelo à família. Tempo dos "lugares-comuns" do nosso tempo.
O natal, mais que nunca é o sonho da criançada, dos pequenotes, enfim, dos donos da inocência, porque afinal eles são a razão do natal.
Tempos que deveriam sêr de interioridade, de entendimento e perceção dos desígnios divinos, são convertidos num folclore consumista sem precedentes. O dinheiro apoderou-se dos sentimentos, diria, "comprou" nossa natureza, nossa alma.
Pela parte que a mim toca, não poderei de facto não fazer de conta que também eu estou errado. Estou errado, sim!!!
Os mídia, o marketing fazem o resto, lavam nossas almas, injectam necessidade consumista, abstraem o espiritual, e fomentam a irracionalidade. Eu também sou culpado, confesso!!!
Tenho para mim, que o natal é algo de fantástico, de ternurento, rico de afectos quando falamos dos pequenos, das crianças, porque simplesmente elas não complicam, não são maquineistas , e sorriem só pelo facto de ter que abrir um presente, seja o que que quer que seja que esteja lá dentro.
Defendo um Natal mais refletivo, interiorizante,  mais espiritual, apesar que compreendo que o acessório na sua justa medida pode ajudar ao ambiente natalício.
O Natal não pode ser depressivo, não deve ser opressivo das consciências mal formadas.
O Natal, é a excelência da família, da consciência que não somos uma "ilha", mas sim seres sociáveis e interdependentes uns dos outros.
Eu estou bem, tenho colo, eu tenho o mínimo se assim posso falar em termos materiais e o máximo em questões afectivas.
Quero por isso, confessar a minha mágoa, a minha tristeza, que leva ao titulo deste texto...
                               Este Natal, terei razões para estar feliz???!!!!
 
Tenho sim, muitas, pois não consigo ficar indiferente à miséria que varre este pais.
Como posso estar feliz no aconchego de uma família, se sei que nessa noite (e noutras seguintes, seguintes e mais.... seguintes!!!) uma multidão de pessoas, que são maridos, esposas e filhos vivem uma situação de pré-miséria?
Como posso estar feliz, se sei que alguém nesse momento chora amarguradamente a sua desdita.
Como posso estar feliz, se sei que há crianças que vão dormir mais cedo para esconder o fracasso de uma refeição?
Há milhares, ou centenas de milhar de pessoas deserdadas da sorte, vitimas da politica errática deste governo, sem esperança, que atravessam a noite negra das suas vidas. Imagino o sentimento de alguém, mãe ou pai, que impotente se rende ao desgosto, á mágoa profunda de quem vê uma parte da população consumista, pseudo-feliz, desgastar-se nas correrias aos produtos supérfluos , ao contrário de outros que de forma escassa, quase no limiar da pobreza, lutam por manterem a sua dignidade intacta. Como deve ser difícil, insuportável viver esta situação.
Não quero arriscar, adoraria estar errado, mas suspeito que há muita gente com instintos suicidários pela barbárie que nosso pais atravessa.
O Natal deveria ser para todos, e nunca só para alguns que se fecham em suas casas, quais castelos impenetráveis do seu egoísmo.
 
Natal, é hoje, amanhã e depois de amanhã, e depois de depois de amanhã....!!!

 

sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

O Que Eu Li.....!!!!!

O ministro das Finanças e um grupinho de técnicos de contas mandam no primeiro-ministro e dão ordens pelo telefone ao vice-presidente da CGD. Um ministro metediço e flutuante trata da reforma administrativa, nas costas do ministro Miguel Macedo, e decide o futuro da RTP num mar de intriga e de especulação. (...) Não vivemos com certeza num Estado de direito. Mas, no assento etéreo onde subiu, o dr. Cavaco contempla o arraial com serenidade e deleite e os srs. deputados gozam em descanso a sua vida.

Vasco Pulido Valente, Público

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

O Que Eu Li.....!!!!!


Em acto falhado, ou talvez não, Pedro Passos Coelho foi claro: não vale a pena perder tempo com a Constituição, disse. Sabendo que não a pode mudar formalmente, passou ano e meio a revê-la na secretaria, rasteiramente. A troika foi o escudo, a mentira despudorada a arma. A “secretaria” povoou-se de assessores e especialistas, com suplementos remuneratórios escandalosos. Só ele, no seu gabinete, tem 67 actores, que custam um milhão e 800 mil euros por ano. Nenhum, certamente, o aconselhará a pedir desculpa aos portugueses.

Santana Castilho, Público

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Niemeyer, ou o amor feito arte, que nem hino à mulher...


Faleceu o HOMEM, o génio, o lutador, o grito pelos mais desfavorecidos, mas vai sobreviver toda a sua história de vida, toda a sua entrega à luta dos mais deserdados da sorte.
Amigo de Portugal, afirmava...."...Brasil, é o prolongamento de Portugal!!"
É tão bom escutar estas palavras como eu escutei, calou fundo em meu coração.
Nascido em 15 de Dezembro de 1907, faleceu a 6 de Dezembro de 2012 com 104 anos, a apenas 15 dias de completar 105 anos.
Apelidado de Poeta das curvas, em homenagem ao corpo da mulher... que tanto admirava, ele se notabilizou por toda uma vasta obra, onde se pode contar com a cidade de Brasília, Catedral de Brasília, Casino Funchal e Hotel Pestana na cidade do Funchal, Ilha da Madeira, bem como também Centro cultural LE HAVRE na França, entre outros.
De sensibilidade extrema e refinada, ele se notabilizou por toda a sua obra ser de linhas curvas, pois assim entendia homenagear o corpo feminino que tanto o seduziu.
Toda a sensualidade escultural estava presente através do cimento e outros materiais, e basicamente de tons claros, como querendo abrir a alma, o espirito de quantos observam suas arquiteturas.
Galardoado ao longo de sua vida com diversos prémios mundiais, entre eles Pritzker em 1987, O príncipe das Astúrias das Artes e a Royal Gold Medal do Royal Institute of British Architects em 1998.
Mas o que mais me impressiona, é que sendo ele um génio, um homem sem qualquer problema de natureza financeira, nunca abandonou os mais pobres, sendo um feroz defensor de todos aqueles que por uma razão ou outra não tinham a sua dignidade defendida, e, para isso se filiou no Partido Comunista Brasileiro em 1945, sujeitando-se assim a opções de caracter social que no seu meio talvez lhe tenha trazido mais incómodos que louvores.

Homem de caracter, solidário, e amante do feminino como não podia deixar de ser, ele nos deixou, mas direi que homens destes têm a suprema condição de se tornarem imortais.... tal como Camões quinhentista nos deixou no seu Lusíadas....



        «E aqueles que por obras valorosas
             Se vão da lei da Morte libertando».
 
Oscar Niemeyer se superou na sua condição de humano, e para todo o sempre estará entre nós, como o Homem que nunca desistiu do amor, seja ele a forma que tiver.
Saudades tuas Oscar Niemeyer, um dia nos encontraremos.

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Se chorar bastasse, eu choraria uma vida...

PAIS DE GALES
Matou filho que não decorava Corão.
 
UMA MÃE foi considerada culpada pela Justiça Britânica da morte do seu filho, de sete anos, por lhe bater a pretexto de a criança ser incapaz de memorizar o Corão. Sara Ege, de 33 anos, tratava o filho como "um cão", batendo-lhe com um pau.
 
 (Noticia publicada no JORNAL DE NOTICIAS (Porto) de 7/12/2012 sexta-feira passada)
 
()()()()()()()()()()()
 



Que posso eu dizer? acrescentar?... nada!!!
O que li no jornal diário aqui da cidade, "jornal de Notícias", deixa-me estarrecido, sem palavras.
Sei que todos os dias somos confrontados com violências sobre crianças, que nos deixam os cabelos em pé, pois sentimo-nos impotentes perante tamanha tragédia.
Todos os dias são arranjadas "explicações" porque não "atenuantes" para este comportamento bárbaro.
Estudiosos da psicologia humana, antropólogos, e outras áreas da ciência e natureza humana, tentam sempre arranjar algo que seja explicado pelas ditas ciências, mas sinceramente estou cansado desta pseudo-cultura de caracter humanista.
Desde demência, esquizofrenia, e ausências de toda a natureza e até debilidades financeiras, e outras questões de natureza adulta que sempre são refletidos nas pobres crianças indefesas, pelos maus tratos, ainda me faltava encontrar mais uma.... ESTA!!!!, o menino não decorava o Corão, tinha dificuldades em memorizar o Corão, e vai daí... morre vitima de maus tratos.
Só coloco este assunto aqui, porque quero que partilhem, e sintam o quanto ainda estamos no estado "bruto" da nossa natureza animal. Se repararmos os bichos irracionais não fazem isto aos seus filhotes, só nós humanos o fazemos porque a inteligência ainda não evolui de um estado primitivo.
Queria eu que alguém leia isto, e assim possa evitar-se estas desgraças.
Porque será que um ser de sete anos tem que morrer assim? Que mal fez esta criança?
Só Deus sabe.
Lamentável!