Frase da filósofa russo-americana Ayn Rand (judia fugida da revolução russa, que
chegou aos Estados Unidos na metade da década de 1920), mostrando uma visão com
conhecimento de causa e sempre actual:

"QUANDO VOCE PERCEBER QUE, PARA PRODUZIR, PRECISA OBTER AUTORIZAÇÃO DE QUEM NÃO PRODUZ NADA;
QUANDO COMPROVAR QUE O DINHEIRO FLUI PARA QUEM NEGOCEIA NÃO COM BENS, MAS COM FAVORES;
QUANDO PERCEBER QUE MUITOS FICAM RICOS PELO SUBORNO E POR INFLUÊNCIA, MAIS QUE PELO TRABALHO, E QUE AS LEIS NÃO NOS PROTEGEM DELES, MAS, PELO CONTRÁRIO, SÃO ELES QUE ESTÃO PROTEGIDOS DE VOCE;
QUANDO PERCEBER QUE A CORRUPÇÃO É RECOMPENSADA, E A HONESTIDADE SE CONVERTE EM AUTO-SACRIFÍCIO;
ENTÃO PODERÁ AFIRMAR, SEM TEMOR DE ERRAR, QUE A SUA SOCIEDADE ESTÁ CONDENADA”.


tradutor / translation

sábado, 14 de agosto de 2010

EU, NÓS, VÓS E…….. ELES!!!!!


Sim, eu, nós,vós e...., eles, somos mais que muitos.
Somos o topo da pirâmide, seja ela alimentar, intelectual, ou outra…, mas simplesmente o topo de tudo, e tudo é tudo o que a nossa mente por vezes perversa alcança.
Ditos inteligentes, pensantes, observadores mas…… acima de tudo predadores, assim, tudo se abate, tudo se converte, tudo se submete, tudo se adapta…., e diria que o Humano, o tal “Sapiens-Sapiens”, é o único ser vivo com a capacidade real de fazer com que o ambiente envolvente se adapte a si e às suas necessidades de acomodação, e, nunca o contrario.
Se olharmos em nosso redor, notamos que os ditos seres irracionais não alteram o ambiente, não o modificam para nele habitar, mas antes, sim, pelo contrario são eles, esses irracionais que se adaptam ao meio que os envolve, conservando tudo, garantindo todo o seu processo de sobrevivência e…, chamamos-lhes….. irracionais !!!!.
Podemos sentir tudo ruir, tudo desaparecer, toda a nossa civilização estar em perigo….mas na verdade, que é isso comparado com a perda da comodidade do uso automóvel na ida ao café da esquina?.... significa pouco ao que me parece, porque do alto do nosso comodismo, nem nos damos conta do desastre que nos assola.
Nós, vós, eles e….. eu, somos assim, os dotados, os supra-inteligentes, aqueles que tudo sabem, aqueles que tudo submetem, nós somos a tragédia viva a continuarem as coisas assim !!!.
Podem acontecer tragédias, como terramotos, actividade vulcânica, enxurradas, deslizamento de terras, derrames de crude nos mares…..,e depois? …. que é isso, sim, que é isso, comparado às margens dos negócios, ao lucro fácil obtidas por actividades responsáveis por essas tragédias? Nada….,
Nós somos do género inteligente…., dominante…, coitados de nós, que sobranceria !!!.
As matas ardem, e com elas o oxigénio, a vida, os seres bravios…, mas não faz mal, elas irão arder ate ao último pinheiro, e nós olhamos impávidos como se nada daquilo fosse connosco.
Vastas áreas de cultivo por via dos fogos desaparecem, o cereais por elas produzido será seriamente afectado, e o alimento para o gado criador de carne fica escasso, a fome no mundo será uma triste realidade mais ainda, uma realidade insuportável, e que parece não afectar o estado de espírito da classe dirigente.
Tendo em conta que tentamos viajar para outros planetas, e com isso milhões de milhões de euros são gastos…., como não conseguimos vencer esta tragédia que se abate sobre nós?
Incongruência das incongruências…….afinal não somos estúpidos….. somos sim inteligentes.!!!.
“Magoamos” a natureza com nossos actos irreflectidos, irresponsáveis, e assim sendo deveríamos afinal não ser assim estúpidos, para pelo menos sermos humildemente… inteligentes !!!.
Produzimos dióxido de carbono em abundância, de uma forma insuportável, e os registos provam-no de forma indiscutível….

“…. O valores de dióxido de carbono, assumem uma subida exponencial como nunca, desde a revolução industrial no século XIX, e não dá sinais de abrandar….”

E o degelo acontece, as orlas marítimas costeiras irão ser inundadas, e centenas de ilhas e arquipélagos do pacifico ficarão submersos, várias espécies animais ameaçadas desaparecerão, o legado as gerações vindouras será horrível, frustrante…
Alegremente, nós, vós, eles e ….eu somos a modos como uma praga viral, que se apodera de um corpo são, fazendo com que ele apodreça…… somos uma “peste” mas ….. inteligente!!!.
A gula, o egoísmo, a vaidade saloia, porque não estúpida, as vinganças mesquinhas, o lucro fácil e rápido, fazem de nós o perigo iminente de um ecossistema criado com precisão digna de uma relógio Suíço…
Tudo o que sabemos fazer é …… lixo, lixo e mais lixo…… são os sub-produtos de uma sociedade de consumo, que tudo submete na perspectiva da felicidade anunciada. O céu, dizem os defensores desta politica sócio-económica, é já ali, ao virar da esquina.
Pobres coitados, não sabem o que dizem, e o que vislumbram, não é mais que o seu próprio umbigo, a visão curta sem metas de subsistência humanas.
O problema, é que é este tipo de gente que nos comanda os destinos, e a mente, para o qual usam a mentira, o embuste, e a propaganda do …. fácil, do barato que normalmente sai sempre caro, muito caro mesmo.
Politicas económicas, florestais, industriais e ambientais bem como uma nítida falta de apoio a família e natalidade, fazem de nós uma “coisa” sem futuro, sem perspectivas de vida digna, porque essas politicas são aplicadas sempre sob pressão de interesses e lobby’s suspeitos, sempre com carácter imediatista.
Basta….. chega, deixemos a inteligência de que somos portadores funcionar, e entender que esta terra é um enorme “BARCO” onde todos embarcamos, e deambulamos por esse espaço sem fim, mas…, ela (Terra), profundamente finita, diria, drasticamente, terrivelmente finita, irá ela em si sobreviver, mas antes terá eliminado da superfície da terra toda a forma de vida humana, porque só assim se regenera, a menos que mudemos toda a nossa concepção de bem estar social, económico e ambiental.
Tomemos consciência dos nossos actos, não façamos como a avestruz, metendo a cabeça na areia. Sejamos pró-activos, solidários, tolerantes, e respeitemos este “Barco” em que viajamos.
Não podemos mudar esta situação por via panfletária, nem por manifestações de circunstância.
Esta problemática será somente resolvida, quando na escola, sejam ensinados sem subterfúgios a verdade, a realidade do nosso ecossistema, diria a consciência cívica ambiental, a partir da qual tudo se regula.
Esta problemática será somente resolvia, quando pelo exemplo, vejamos os nossos políticos darem sinais de honradez, altruísmo e dedicação, retirando como será justo dessa actividade a devida recompensa publica.
Esta problemática será somente resolvida, quando a justiça for justa, equitativa para todos, ou seja, partindo do principio sagrado de que ninguém esta acima da lei…. Todos os criminosos, sejam eles económicos, sociais ou ambientais sejam punidos.
Eu acredito, que um dia os nossos netos irão dizer de nós que vivemos hoje…..

“…. Naquele tempo, em que os homens mais do que tudo só pensavam neles, eram irresponsáveis, individualistas, e egoístas, tudo era sofrimento e mau viver…. “

Eu acredito que o ser humano irá seguir o apelo do Criador, e dar mostras da racionalidade que esteve subjacente a sua criação como seres eminentemente feitos à imagem de Deus.
O Homem irá vencer, mas para tal, a educação tem que ser equitativamente aplicada, e assim nascer o tal homem novo de que tanto este mundo precisa.
.

1 comentário:

  1. Meu amigo,
    esta situação criada pelo próprio homem, acabara nos levando a uma catástrofe mundial, mas infeizmente só as pessoas comuns como eu e você vemos os estragos, nossos governantes e políticos, só enxergam a prórpia sombra... se ela der lucro é claro!!!!

    Parabéns pelo belo texto!!!
    beijos!!!

    ResponderEliminar