Frase da filósofa russo-americana Ayn Rand (judia fugida da revolução russa, que
chegou aos Estados Unidos na metade da década de 1920), mostrando uma visão com
conhecimento de causa e sempre actual:

"QUANDO VOCE PERCEBER QUE, PARA PRODUZIR, PRECISA OBTER AUTORIZAÇÃO DE QUEM NÃO PRODUZ NADA;
QUANDO COMPROVAR QUE O DINHEIRO FLUI PARA QUEM NEGOCEIA NÃO COM BENS, MAS COM FAVORES;
QUANDO PERCEBER QUE MUITOS FICAM RICOS PELO SUBORNO E POR INFLUÊNCIA, MAIS QUE PELO TRABALHO, E QUE AS LEIS NÃO NOS PROTEGEM DELES, MAS, PELO CONTRÁRIO, SÃO ELES QUE ESTÃO PROTEGIDOS DE VOCE;
QUANDO PERCEBER QUE A CORRUPÇÃO É RECOMPENSADA, E A HONESTIDADE SE CONVERTE EM AUTO-SACRIFÍCIO;
ENTÃO PODERÁ AFIRMAR, SEM TEMOR DE ERRAR, QUE A SUA SOCIEDADE ESTÁ CONDENADA”.


tradutor / translation

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Desempregados, esses malandros……


O mundo esta pejado de desempregados, esses proscritos da sociedade moderna, esses proxenetas dos outros, daqueles que nunca perderam o seu posto de trabalho…. Sei, proxenetas desses bons e sérios sortudos de vida.
Desempregado, aquele que não tem ocupação certa, definida, aproveitador do suor dos outros, abusador de subsídios ditos de desemprego.
Aparecem aos montes, como pardais, sempre prontos a comerem tudo que haja para comer….são os desempregados, essa classe de “novos ricos”, não por opção mas sim por imposição.
Uma das características dessa classe de aproveitadores, é detestarem pagar contas, como por exemplo mensalidades das casas, agua, luz, telefone…. Etc. Etc..  Eles são masoquistas, adoram a auto-flagelação…. Cruéis com eles mesmos….. eles são assim.
Não trabalham, detestam receber ordenados…… só aceitam subsídios, ou algo assim, porque isso lhes alimenta o ego, esse ego distorcido e anti-social.
Adoram viver perto da sobrevivência, perto do limiar da pobreza, e têm como fetiche….. o terceiro mundo, esse “el dorado”, qual paraíso de desempregados.
Se esta questão não fosse tão séria e grave, eu poderia continuar a fazer ironia com estas pessoas que vivem mergulhadas no maior dos desesperos, nas amarguras mais profundas de seus seres……. Ofendidos na sua dignidade!!!.
Lamento que sejam olhados como um peso, como algo que consome recursos financeiros…. Mas pergunto…… foi escolha deles? Foram eles que se auto-despediram?
Nesta sociedade do tipo capitalista-selvagem, onde nós humanos não somos mais que uma percentagem, um numero de produção, o ser humano é a parte frágil do aparelho produtivo, é o absorvedor de tensões, o justificador de incompetências, o mau da fita….. sempre ele paga a factura, quando deveria ser o oposto.
Será que a economia como ciência, existe para servir o ser humano, ou o ser humano foi criado para servir a economia?
Não importa se o gestor é incompetente, ou se a aposta de investimento não resultou, ou se por formação académica a qualidade do trabalho é deficiente….. se algo corre mal, nunca a responsabilidade é dos gestores, mas sim do trabalhador, essa “coisa” que tem o “péssimo” hábito de comer e precisar de descansar…
Não importa se politicas aventureiras e irresponsáveis de nossos governantes levam um pais à falência, se por decisões de honestidade suspeita os políticos destroem e reconstroem a economia como se de uma construção “lego” se tratasse…. E se algo corre mal, os empregados pagam, ou com despedimentos, ou baixa nos salários, ou agravamento de impostos….. tudo, sempre a bem da nação (onde já ouvi isto ?????......).
Mais parece que é  um prazer alguém ser despedido. Francamente.
Estes tecnocratas, eles mesmo superiormente bem pagos, que se colocam acima de todos nas suas pretensas competências, e que geralmente opinam de forma racional e pura, comportam-se como lâminas quentes entrando em manteiga ao sol.
Os desempregados são o “produto” falhado da democracia, onde se deveria  pugnar pelo direito ao pão, saúde, habitação. São a face visível da imoralidade politica-financeira, do chauvinismo, revanche politicas, diria em termos mais modernos….. corrupção moral, da classe politica, ela também “vendida”, rendida ao valor do lucro, do símbolo famigerado da percentagem.
Onde estão as utopias da construção de sociedades justas? Onde pára o debate sobre os que mais precisam? Onde esta a solidariedade para com os que tiveram o infortúnio do desemprego?
Estes políticos, feitos de coisas “à rasca”, que convertem seus partidos em máquinas de poder, de acesso a benesses, comportam-se como se de uma coutada tudo isto se tratasse.
Quem os julga???? A quem prestam eles contas??? Que fará com que eles tenham pudor???
Os votos…….!!!  Ora bolas, não brinquem comigo….isso é pão engana tolos…. Diria com papas e mimos se enganam os meninos.
Pugno pela criação de uma forma de avaliação criminal sobre a actuação politica…. Nada será impune.
Um politico deveria dar a conhecer seu património corpóreo e incorpóreo à entrada de funções, e fazer o mesmo à saída para assim podermos avaliar de tão apregoados e suspeitos altruísmos a favor da causa publica. Seria perigoso, pois talvez viéssemos a ficar sem políticos.
Atiram-se aos desempregados como cão a bofe…. Pobres coitados, não sabem o que fazem,  ou melhor, ate sabem…. O que são é mal-intencionados.
Agora  esses mal intencionados, “descobriram” que o subsidio de desemprego é algo a atacar, pois assim “matam” essa classe de perniciosos obsoletos…..
Esses iluminados não se deram conta que o subsidio de desemprego é um direito por trabalho prestado, e pelo qual nos tributaram o ordenado. Eles não sabem o que é a Taxa Social Única (11%).
Um desempregado não recebe apoio (subsidio de desemprego) no sentido solidário da palavra, mas sim um direito para o qual meticulosamente descontou nos seus recibos de salários. Não estamos a falar de uma esmola, de algo que nos é dado pelo “bom” coração (será que têm???...) dos políticos, mas sim algo que é um direito para o qual se trabalhou.
Não podemos olhar para os desempregados, vitimas inúmeras vezes de ganância, má gestão, e investimentos de fraca qualidade, e decisões erróneas de políticos mal formados…e fazer deles como que a escumalha preguiçosa que tudo suga em seu redor…. NÃO!!!!, um desempregado é a “face” visível de uma democracia estéril, corrupta, e sem valores…. por isso mais cuidado quando se olha e fala deles.
O subsidio de desemprego, é um direito, é algo de intocável, e mexer nele, reduzindo-o ou ate mesmo por processos administrativos discutíveis suspendendo-o, é como que violar o que de mais sagrado tem um profissional….. o trabalho.
Não arranjem formas mais ou menos elaboradas de condicionar, suspender ou ate mesmo afectar a reforma reduzindo-a num futuro, tendo em conta os valores pagos com o subsidio de desemprego, como agora parece estar em discussão a possível dedução na reforma dos valores pagos entretanto pelo subsidio de desemprego. Diria eu …. Criminoso este pensamento.
Um desempregado está por assim dizer em estado de carência, e compete aos governos desenvolver politicas tendentes a criação de postos de trabalho, e assim restituir toda a dignidade e direitos de um ser humano que vive em democracia.
Não confundamos a beira da estrada, com a estrada da beira…. Não sejamos quadrados, mesquinhos e científicos…. quem descontou para um fundo, deve poder usufruir dele, ponto final.
O fundo de desemprego, não é mais que a restituição em parcelas, do que anteriormente foi descontado desse mesmo individuo… assim não toquem, não tenham a pouca vergonha de insinuar que …. Desempregados…. Esses malandros…., porque de  malandros talvez tenham os políticos que sem vergonha, sem pudor, desbarataram a deus dará toda a força produtiva deste pobre, mas lindo país.
.

1 comentário:

  1. Querido amigo,
    rsrs...vamos ver se hoje o comentario não some!!!

    bem, como disse anteriormente, este meu país que durante anos foi colonia do teu, aprendeu direitinho a lição; pois tanto ai como aqui, a corrupção come solta, faz-se a festa com o dinheiro dos cofres publicos, politicos só pensam em beneficio próprio, e o povo fica relegado e perdido, esperando migalhas que por ventura se lembrem de nos dar; aqui perguntamos "Que país é este? que não cuida dos teus?", vejo que também é de vocês esta questão.

    Cada dia que passa descubro que a politica pode parecer melhor em determinado país, mas se prestarmos a atenção é tudo igual.

    Parabéns pela abordagem do tema!

    bjus

    ResponderEliminar